INTRODUÇÃO

Com o objectivo de prestar um serviço pedagógico de qualidade aos alunos que se encontram a frequentar o ensino básico, secundário e universitário, a Academia disponibiliza aos seus alunos o ensino das diversas matérias escolares e complementares com soluções orientadas para cada nível de ensino.


Periodicamente são organizadas actividades, como complemento às matérias escolares, com o objectivo de estimular a aprendizagem noutras áreas de estudo, de uma forma sempre activa e divertida!


Oficinas de escrita - onde se estimula o prazer da escrita.


Oficinas de leitura - onde se estimula o prazer da leitura.


Gramática a brincar - onde se aprende gramática séria, de uma forma diferente da habitual.


Equipas de Inglês/Francês - onde se promove a familiarização com as Línguas.


Desafios matemáticos - onde a Matemática mostra a sua faceta divertida.


Desafios no âmbito das Ciências da terra e da vida ex.: criação de um herbário, com recolha no Parque das Conchas, pesquisa na Internet e catalogação por família.


Clube das Artes - onde a vocação artística se pode manifestar.


Olimpíadas da Informática - porque os computadores já são o presente.


  •   EXPLICAÇÕES
  •   EXPLICAÇÕES AO DOMICÍLIO
  •   PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS
  •   SERVIÇO DE PSICOPEDAGOGIA E TERAPIA DA FALA
  •   ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
  •   LABORATÓRIOS DO SABER - SALA DE ESTUDO ACOMPANHADO
  •   ESTUDO SEMI-ACOMPANHADO

1 - Estas são leccionadas individualmente ou em grupo (máximo 3 alunos) num local específico para o efeito. Para além do 1º, 2º e 3º ciclo, contemplam ainda as disciplinas do Ensino Secundário e Universitário, tendo por base um bom trabalho, assente na seriedade, competência e dedicação, aliado a uma boa interacção com os alunos. A Academia pode vir a conseguir a rentabilização necessária para a plena concretização dos objectivos conjuntos.

2 - Vamos a sua casa e trabalhamos no seu ambiente.

3 - Verificou-se, por consulta a estabelecimentos de ensino e respectivo corpo docente, a necessidade de criar um curso com o objectivo de preparar os alunos para os exames nacionais. Este curso, com o mínimo de 20h, prepara os alunos, tanto a nível didáctico como psicológico, desmistificando a ideia de dificuldade acrescida e não apenas mais uma etapa, como qualquer outra, ao longo de um ano lectivo.

4 - A consulta de Psicologia actua no campo do bem estar psicológico, tem como objectivo dar resposta a dificuldades nas áreas emocional/relacional e comportamental que as pessoas apresentam.

O mal estar psicológico, por vezes é acompanhado por queixas físicas, que surgem como expressão do sofrimento psíquico. A consulta psicológica tem vários momentos, como:

  • a entrevista
  • a avalisarão psicológica: tem como objectivo determinar o desenvolvimento global da criança/jovem/adulto/idoso e avaliar o seu funcionamento ao nível das varias Áureas: cognitiva, emocional, comportamental, familiar e social.


intervenção (psicoterapia): tem como objectivo geral a promoção do bem-estar emocional e o desenvolvimento de recursos e competências internas. A Terapia da Fala consiste no desenvolvimento de actividades no Âmbito da prevenirão, avalisarão, e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não são todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também a outras formas de comunicação não verbal (Decreto-Lei 261/93, de 24 de Julho).

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenirão, avalisarão, diagnóstico, tratamento e estudo da comunicação humana e perturbações relacionadas com a fala e linguagem, bem como das suas respectivas perturbações. O terapeuta da fala também lida com alterações relacionadas com a fumarão auditiva, visual, cognitiva (incluindo aprendizagem), oro muscular, deglutição e voz. Ver +

5 - Permitir que os alunos reflitam entre si próprios e o meio que os envolve.

Permitir que pesquisem e questionem o que são e o que fazem as diferentes profissões.

Realizar testes de Orientação Escolar e Vocacional que dêem informação relevante para a tomada de decisão.

Auxiliar para que possam fazer as suas escolhas o melhor possível.

Com a ajuda de um psicólogo, encaminhamos o Aluno segundo as suas faculdades, interesses e aptidões.Ver +

6 - A Sala de Estudo Acompanhado é destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos O Estudo Acompanhado consiste em 3 horas de estudo com a presença de professores especializados em cada matéria de conhecimento. Um professor por cada área especializada que irá:

  • Tirar dúvidas
  • Explicar a matéria
  • Orientar os trabalhos de casa
  • Ajudar a organizar o estudo das várias disciplinas
  • Dar fichas de trabalho semanais para que os alunos estejam aptos a fazer um teste em qualquer momento
  • Transmitir Métodos de Estudo (O resumo, sublinhar palavras chave, uso de mnemónicas, tabelas comparativas, esquemas ou formulários)
  • Raciocinar e Estudo Acompanhado (REA)
  • Reforçar os Métodos de Estudo e aplicá-los na construção do nosso jornal bimestral “O Pentas”
  • Jogos que desenvolvem a capacidade de raciocínio, estimulando as capacidades cognitivos de cada criança. De uma forma Lúdica e Cultural as crianças estão a desenvolver o raciocínio, a estratégia e o cálculo matemático.

7 - Destinado essencialmente a alunos do Secundário que reconhecem a vantagem de ter o apoio de um grupo de professores nas áreas principais, com um espaço que lhes é dedicado, com ambiente académico e meios, tais como, o acesso à internet e à Biblioteca da Academia.